sábado, 3 de janeiro de 2009

Peixe boi X destruição dos Manguezais

Conhecido por sua excentricidade o peixe-boi é um animal interessantíssimo. Há duas espécies fluviais: Trichechus inunguis, encontrado na bacia do Rio Amazonas e no Rio Orinoco no Perú, Trichechus senegalensis, encontrado no oeste da África, e o peixe boi marinho Trichechus manatus, encontrado no Brasil, da costa do Espírito Santo ao Amapá.
Bem... neste último caso, este deveria ser o habitat do peixe boi marinho, mas infelizmente, a caça predatória deste animal, tem diminuido sua população assustadoramente, e uma onda de ameaça de extinção da espécie já é anunciada.
Os pesquisadores sugerem inclusive, que nesta área onde ele deveria ser encontrado, só restam cerca de 250 animais, o que na natureza não é praticamente nada, visto que o ser humano não mede esforços para capturá-lo, e que isto se torna relativamente fácil, uma vez que este animal precisa ir à tona para respirar.
No Ceará, é grande o número de filhotes que estão aparecendo doentes nas praias. Os biólogos explicam, que isso se deve à destruição dos manguezais, que é o local da reprodução da espécie.
Sem os manguezais, local onde encontram nutrientes, refúgio e local para a reprodução, as fêmeas vão para o mar ter seus filhotes, que sem total resistência ainda, são arrastados pelas correntezas e acabam adoecendo ou morrendo.
Pensando nisso, um grupo de biólogos, geógrafos e engenheiros de pesca se uniu para defender o peixe-boi. Eles tentam conscientizar os pescadores para que não capturem os animais e o que já se vê, são pescadores que antes caçavam e agora são defensores da espécie.
Também uma outra estratégia, é fazer o replantio de espécies nativas nos manguezais, revigorando-os. Assim, o animal volta a ter as suas condições de sobrevivência.
Projetos como este, precisam ser implementados nas comunidades, precisam ser imitados e valorizados, pois dessa forma, poderemos salvar esta espécie tão rara e tão ameaçada pela espécie Homo sapiens (será que é sapiens mesmo?) ;)
Assita o vídeo e visite os links sugeridos. Tenho certezxa que você também se tornará um defensor da causa.
Beijão.

Nenhum comentário: