sábado, 3 de janeiro de 2009

Peixe boi - parte II

Imagens:
1 - Trichechus manatus
2. Trichechus inunguis
Depois de ler mais sobre o peixe boi, me ocorreu que os meus alunos adoram quando eu lhes explico o significado dos nomes científicos dos seres vivos, então, pensei que no caso do peixe-boi, um animal tão popularizado aqui para os meus lados, era a hora de falar um pouquinho sobre isso.
Não sei se todos sabem, mas a criação do nome científico dos seres vivos, foi proposta por Karl von Linné, botânico e médico sueco, que em 1735 propôs em seu livro "Systema Naturae" a nomenclatura binomial, feito que realmente só chegou a um consenso na 10ª edição de seu livro, em 1758.
O interesse em padronizar os nomes, vinha do fato de que dependendo do idioma falado e da região onde se vivia, os seres mudavam de nomes (nomenclatura vulgar), e aí para os estudiosos isso causava uma grande confusão. Universalizar os nomes utilizando o latim, foi a estratégia mais adequada e isso se faz até hoje, com algumas mudanças, e acréscimos e mais um ou dois nomes (subfilo, subspécie...), mas a base é a mesma.
No caso entre a diferença de espécies entre o peixe-boi marinho e o peixe-boi amazônico, o segundo que tem o nome científico Trichechus inunguis [Natterer, 1883], se faz referência ao fato do mesmo não possuir unhas (inungis = sem unhas). O Trichechus manatus [Linnaeus, 1758], é um animal com apenas seis vértebras no pescoço, exceção aos outros mamíferos que possuem sete, e a palavra 'manati', pode ter sido derivada dum nome nativo do Haiti.
Sobre o Trichechus senegalensis, ainda estou procurando, e contribuições são bem vindas ;)
Mas uma coisa é comum: o primeiro nome da espécie faz referência ao gênero, e no caso de Trichechus, refere-se à Thrix (Grego), genitivo thrikhos, cabelo; ekho (Grego) eu tenho: em referência dos pêlos de sua face, as vibrissas. ;)
Tá tudo aí: http://br.geocities.com/rsn_biodata/Data/Trichechus_manatus.htm http://br.geocities.com/rsn_biodata/Data/Trichechus_inunguis.htm

Nenhum comentário: