Esta semana, finalizando o assunto de vírus com meus alunos da 6ª série do Marista, resolvi mostrar-lhes o poder de mutação que alguns vírus adquirem, até mesmo levando em consideração o Influenza A (H1N1) que tanta curiosidade causou entre eles, e passei o filme Epidemia, produção de 2003, e que também aborda questões éticas dentro da medicina, interesses políticos e vaidade científica.
Eles amaram! (Interessante como as vezes nós educadores temos uns insights e dão certo) ;)
Durante o filme, fui fazendo paradas para explicar várias coisas, e me surpreendi quando percebi que palavras como anticorpos, ácidos nucléicos, mutação... enfim... eles já haviam dominado nas aulas teóricas e estavam 'por dentro' do assunto.
É lógico que eles associaram o filme ao Vírus da Influenza A (H1N1) e eu aproveitei para justamente esclarecer que quando lidamos com vírus mutantes, é difícil mesmo encontrar uma vacina ou soro, uma vez que é necessário descobrir o antes e o depois da mutação do vírus para chegar de fato a tais tentativas de controle da infecção.
Enfim... acabei encontrando uma reportagem na internet que aborda justamente a 'personalidade dupla' do Influenza A (H1N1) e resolvi disponibilizar o link.
No mais, para quem quiser ver (ou rever) o filme EPIDEMIA, vale a pena! Aposto que terão um novo olhar acerca da importância de virologistas comprometidos com a cura de doenças.
Beijão galera! Agora eu vou mesmoooooooooo dormir, porque já são quase três da manhã e bem cedinho eu tenho meus alunos me esperando. ;)
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1102878-5603,00-NOVO+VIRUS+E+MESTICO+DE+DUAS+VARIEDADES+DE+GRIPE+SUINA+DIZEM+CIENTISTAS.html
Um comentário:
Este filme é realmente um instrumento didático para entendermos de forma diferente algo sobre vírus. Como esse microorganismos estão tão presentes no nosso dia a dia, vale a pena conferir com nossos alunos.
Postar um comentário