domingo, 24 de maio de 2009

Ornitorrinco. Ave, mamífero ou réptil????

Olá meus amados...
Voltando pra casa depois de um módulo (Mestrado) corrido demais, encontrei um pedido em meus e-mails que eu jamais poderia deixar de atender. Trata-se da minha amadíssima Ariadne (Dine para os que podem! rsrsrs), que foi minha orientadora da graduação e hoje é uma amiga-irmã destas que poucos podem se gabar de ter.
Ela me pediu para falar de seu animal predileto: o Ornitorrinco.
Lógico que trata-se de um pedido especial, mas é interessante ressaltar, que um animal com tantas curiosidades e diferenças, não podia mesmo 'passar batido'.
Então "tá" aí!
O ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é um animal mamífero, porém, difere dos tais por ser o único a colocar ovos.
As patas, estranhas também, são diferenciadas: as dianteiras como se fossem asas e as traseiras possuem esporões venenosos (veneno comparado ao das serpentes).
Com um bico pra lá de engraçado e corpo peludo, os pesquisadores demoraram a classificá-lo como mamífero ;) (também pudera né?), mas acabou que ao chocar os ovos, a fêmea amamenta os filhotes, então... daí vem sua classificação como mamífero.
Os filhotes quando nascem são minúsculos, não ultrapassando 2,5 cm de comprimento, eles levam 4 meses pra desmamar e são um show à parte de tão fofinhos.
Os ornitorrincos vivem a maior parte do tempo na água, e suportam até 5 minutos embaixo d'água 'fuçando' (ou seria 'escavando'?) o fundo para procurar peixinhos, pequenos crustáceos, girinos, que utiliza em sua alimentação. Mas a toca que a fêmea cava para por os ovos, fica em terra firme, e chega a medir quase 2 metros de profundidade.
No ano passado, arevista Nature publicou um artigo sobre a similaridade deste animal com aves, mamíferos e répteis ao mesmo tempo:
"O genoma do ornitorrinco (Ornithorhyncus anatinus), assim como o próprio animal, apresenta um amálgama de características que pertencem a um réptil ancestral e são derivadas de mamíferos", segundo os pesquisadores. Alguns dos 52 cromossomos, ligados às características sexuais, correspondem também a aves". "Esta mistura fascinante dos traços no genoma do ornitorrinco traz muitos indícios sobre o funcionamento e a evolução de todos os genomas de mamíferos", afirma em um comunicado o principal autor do estudio, Richard Wilson, diretor do Centro de Genoma da Universidade de Washington."
Intrigante não é mesmo? Daí sua importância biológica. Ele pode ser a chave que revelará o mistério da tão especulada evolução ;)
Tá aí minha querida Dine! Se desejar incluir mais alguma coisinha que eu tenha esquecido... é só falar. Aqui você manda!
Boa noite gente... tô mortaaaaa, 5 horas de voo não é mole não. Acho que deveriam criar aviões com leito ;)
beijooooooo, amanhã tem mais!

5 comentários:

figbatera disse...

Bicho interessante mesmo; qual é o habitat natural dele?
Em que países é encontrado?

Dani Benaion disse...

OI Figbatera. Acabei deixando de colocar esta informação, mas ele é da Austrália e da Tasmânia.
Abração, e obrigada pela visita!

Ariadne Peres disse...

Daniiiiiiiiiiiiiiiiii!
Este é o meu bicho predileto!
Amoooooooooooo ornitorrincos!
Um dia, se assim for da vontade de Deus, ainda verei um ao vivo e a cores!
Tu não tens noção... eu me amarro nesse bicho!!!!!!!!! Ele é tão... cuti cuti, interessante, intrigante, exótico, empolgante enfim... mexe com a minha curiosidade há anos.
Obrigada querida! Não tenho nada a acrescentar não! Vc é perfeita em suas postagens.
Parabéns!
Brigadãoooooooooooooooo!
Beijooooooooooooooos!

Dani Benaion disse...

Ai Dineeeeeeeeeee, vindo de vc... fico lisongeada!
Beijossssssssssss

olhe disse...

http://www.youtube.com/watch?v=ZVhevlsJE1Y

entrem aqui um video dele (mais está em japonêns ¬¬)