domingo, 14 de dezembro de 2008

Malba Tahan... o matemático encantador.

Ainda aproveitando o domingo, casualmente me lembrei de uma conversa que tive recentemente com um grande amigo. Ele me falava de um professor chamado Malba Tahan.
Lembrei-me que meu pai me dava livros de uma coleção antiga deste autor, e eu amava ler as poesias em seus livros. Cheguei a copiar várias delas em uns cadernos de poesia que eu escrevia, ora minhas composições e ora, cópias de outros autores que eu ainda criança aprendi a ler.
E sabe o que eu não sabia? Que Malba Tahan era matemático.
E depois desta conversa recente, minha curiosidade aumentou e pude descobrir a verdadeira identidade dele: Júlio César de Mello e Souza. Isso mesmo. Malba Tahan era brasileiro e criou este outro nome que o eternizou.
À frente de seu tempo, denominava as aulas expositivas como "o detestável método da salivação" o que certamente o fez mergulhar no mundo da matemática, por detestar a didática da época, tornando-se um gênio da Matemática.
Apaixonante, a história de Malba Tahan encanta a quem lê, e faz certamente com que nós (eu me incluo neste nós), que tivemos ou temos problemas eternos com a matemática, desejássemos ter na vida vários 'Malba Tahans' para descomplicar a ciência dos números.
Leia na íntegra a história deste maravilhoso personagem...

Nenhum comentário: