domingo, 1 de março de 2009

Família em Belém resgata filhote de Gavião machucado e só com uma perna.

Não há coisa que me emocione mais do que ver gestos que até podem parecer pequenos, mas se tornam gigantescos diante de tanta indiferença que o mundo de hoje vive.
Ainda há pouco, pelo msn, uma antiga aluna minha me relatou a história que repasso agora orgulhosamente à todos aqui no BIOTRANSITANDO.
O pai dela, chegava da missa pela manhã, no Bairro da Marambaia (Conjunto Médice II - Belém) quando avistou um filhote de gavião. Ele foi até lá e percebeu que o animal estava ferido e bem machucado.
Então ele chamou a Carol (Caroline Marçal - minha antiga aluna) para ajudá-lo.
Eles se aproximaram e enquanto isso o pai dela ligou para o Corpo de Bombeiros, solicitando resgate, uma vez que esta ave está ameaçada de extinção.
Como começou a aglomerar pessoas, eles levaram o animal para casa, com a ajuda de um vizinho biólogo, e a Carol (moça da última foto), percebeu que ele estava cheio de mosquitos e larvas de insetos embaixo da asinha. Ela limpou e também descobriu que ele só tinha uma perna :( . Eles o alimentaram, lhe deram água em um algodão, até que os bombeiros chegaram e o levaram para o Museu Emílio Goeldi, onde ele deve receber tratamento vip :)
Devemos lembrar que gaviões estão na lista de animais ameaçados de extinção, daí, a importância de parabenizar esta família que se sensibilizou com a situação, e só sossegou quando a viu resolvida.
Nas fotos, a situação em que o animal foi encontrado (a família suspeita que ele estava preso, e talvez as pessoas não tenham sabido lidar com a situação da falta da perna e o soltaram), o resgate e a minha exemplar aluna Caroline, que não somente, fez questão de me contar esta como também me permitiu publicá-la aqui, como uma atitude a ser seguida em qualquer lugar do mundo onde houver um animal precisando que o homem utilize sua racionalidade para praticar boas ações.
Valeu Carol, valeu família Marçal.

Um comentário:

Unknown disse...

oi dani, adorei seu blog e no momento sou paparazo de um gaviao desse tipo aqui em Itacoatiara-AM, onde estou lecionando temporariamente. qual o nome desse gaviao? sao aves lindas! aqui tbm tem outros tipos de gavioes, se tivesse mais tempo tiraria mais fotos deles e de outras aves, mas ja consegui fotos bonitas. parabens pelo blog e pelo seu trabalho. sanae