quinta-feira, 5 de março de 2009

Orcas não são baleias!

"Orca, a baleia assassina" você já ouviu esta frase???
Então aprenda que Orcas não são baleias!
Esta 'confusão' fez com que elas fossem muito caçadas no passado, em busca de gordura (a gordura das baleiras tem utilidade comercial).
Porém, baleias pertencem à Sub-ordem Mysticeti, enquanto que as orcas (Orcinus orca) pertencem à Sub-ordem Odontoceti, a mesma dos golfinhos, caracterizada pela presença de dentes. É uma das 35 espécies da família dos golfinhos.
Portanto, meus caros, vivendo e aprendendo.
Certamente hoje alguém aprendeu mais esta!

4 comentários:

Rodrigo Mowat disse...

A Cachalote também é da subordem Odontoceti, só por isso ela não é uma baleia?

Baleias e golfinhos não são denominações científica, são populares, ou seja, não existe certo ou errado, existe tradição e cultura, se a maioria da população acha certo chamar o orca de baleia, devido ao seu tamanho, a orca é uma baleia.

Popularmente está correto afirmar que Orca é uma baleia. Cientificamente está correto afirmar que orca é da família Delphinidae.

E as orcas foram caçadas após a diminuição da população dos cetáceos maiores, nesse periodo elas se tornaram economicamente atraentes, não foi por engano, não caçaram um animal por engano por quase 1 século.

Unknown disse...

Cara...O cara ai de cima acabou geral com a matéria!

Lclaudio disse...

Quem sabe sabe!!!!!

パウロ disse...

Quanto ao comentário do Rodrigo, posso estar errado porque não sou biólogo, mas pretendo.
De acordo com a Wikipédia...
A subordem da cachalote e da orca são iguais, odontoceti, mas o gênero e a família são diferentes! Quanto a família do golfinho é a mesma da orca, Delphinadae, que não é a mesma da cachalote, por isso, a orca é um golfinho e a cachalote não! ^-^