quarta-feira, 25 de março de 2009

Parque Municipal das Mangabeiras. Um convite ao prazer.

Boa noite meus amados!!
Hoje, embora tenha tido um dia cheio, estou animadíssima! Me sentindo viva e até foi possível esquecer um pouquinho os problemas.
Mas vamos ao que interessa.
Como disse, tive a oportunidade de conhecer o Parque Municipal das Mangabeiras. Uma área verde de deixar a gente embasbacado com tanta natureza. De sandália rasteirinha, me atrevi a caminhar (por longas horas) nas subidas e descidas do Parque, com seus 337 hectares e mais de 2 milhões de metros quadrados, localizado na Serra do Curral.
Mas a tranquilidade, o cheiro de mato que eu amo tanto, e o barulho ora das águas das nascentes, ora dos pássaros, ora dos macacos... foi literalmente um convite à mergulhar no mais íntimo da minha natureza de Bióloga, e como é bom ficar só de vez em quando... este encontro comigo mesma estava agendado há tempos e eu sempre adiava ;)
Numa das trilhas do parque, me deparei com este simpático (pra não dizer fofíssimo) Quati (ou Coati, como pode também ser grafado) da espécie Nasua nasua , ou quati-mundi.
Para quem não sabe, a palavra quati vem da língua tupi e significa 'nariz pontudo'.
Estes, gostam de dormir em elevados ( e foi justamente num destes elevados que o fotografei).
O mais engraçado, é que ele não se intimidou com a minha presença e até parecia fazer pose para as fotos (confira com atenção as imagens que fiz dele).
Mamíferos, gostam de se deliciar com insetos, frutos e vertebrados de pequeno porte.
O que sei, é que ver de pertinho assim um animal como este, é algo que ainda me fascina e me faz cada vez mais defendê-los da ação predatória do homem.
Valeu!!!
Agora eu vou dormir porque ninguém é de ferro!
Amanhã vamos de Mico estrela, outra raridade,e mais detalhes do Parque das Mangabeiras.
E para me despedir... vamos no ritmo de BH: "Bejim procês"!

Um comentário:

figbatera disse...

Que belo passeio; e vc se sentindo um "pinto no lixo", né?